Início
Quem somos
Notícias
Fotos no Picasa
Fotos no Picasa 1
Fotos no Picasa 2
Fotos no Picasa 3
Blotequim
Fórum
Dicionário do Mar
Cachacinhas
Regras da Casa
Classificados
Links
Contato
 

 FeedRSS ExcerptsRSS 0.91 FeedRSS 1.0 FeedRSS 2.0 Feed
 
Quem somos Imprimir E-mail
Por Boteco 1   
14 de agosto de 2006




Um pouco de nossa história



Blog do Brasil 1 - www.brasil1.com.br- Pessoal do B1 e Pessoal do Blog - Bom dia!!!!!! Estive pensando... Até a VOR tá fazendo churrasco... Nos paises em que a vela tem muitos participantes, existe sempre lugares onde a turma se reúne para trocar idéias e, muitas vezes, torcer pelos compatriotas. Claro que não é o nosso caso. Já que não passa nada na TV mesmo. Bem, isso não impede que nós criemos um local de encontro, ou vários, Brasil 'adentro'. Como sou do Rio gostaria de sugerir o bar da Marina da Glória como ponto de encontro. Poderíamos lançar o nosso próprio B1 - 'Boteco 1'. O que vcs acham? Se concordarem, façamos a lista de sócios fundadores e criemos a carteirinha!!! E, claro combinemos o 'happy hour'. Abraços, Eduardo – Rio (Comment By Eduardo At 12/19/2005 10:24 AM)


- Eduardo, adoraria participar do clube. Mas como moro no litoral de São Paulo, fica difícil. Valeu a intenção! (Comment By Claudia At 12/19/2005 11:34 AM)


Grupo Boteco 1 - http://groups.msn.com/Boteco1- Claudia, não é o ideal mas... Podemos criar a categoria de sócios virtuais!! A idéia é que o 'Boteco 1' tenha “filiais” em todo o Brasil. Abraços, Eduardo – Rio (Comment By Eduardo At 12/19/2005 11:48 AM)

- Certo! Já me considero sócia do Boteco1! Vamos que vamos!!!!!!!! (Comment By Claudia At 12/19/2005 11:56 AM)


- Ôpa, boa idéia do Boteco1, me candidato a Presidente da filial Curitiba, tem mais algum Curitibano por aqui? (Comment By Marcelo Navarro At 12/19/2005 1:26 PM)



Foi com esse “bate-papo” no blog do Brasil 1 que nasceu o Boteco1 e sua primeira “filial”. Os freqüentadores do blog transformaram o espaço num verdadeiro papo de boteco, embalados por uma caneca de cerveja ou um copo de suco de laranja, em que torcíamos e discutíamos, passo a passo, a primeira participação de uma equipe brasileira na mais tradicional regata de volta ao mundo. Com a convivência e uma certa intimidade, falávamos de vela, claro, mas também, de tudo um pouco. E quem foi que disse que iatismo não é papo de boteco?


                                            A primeira reunião do Boteco 1 na Marina da Glória


Aos poucos as coisas aconteceram, criamos o Boteco 1 e chegamos aos 300 integrantes de um grupo absolutamente heterogêneo, formado por velejadores, apaixonados pelo mar, curiosos, muita gente que nunca entrou no veleiro mas não pode ver brasileiro competindo que veste a camisa e vai torcer... Hoje, temos Botequeiros, brasileiros ou não, no Rio, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Brasília e Mato Grosso, além de Estados Unidos, Portugal, Suécia, Noruega, Itália, Espanha, Chile e Argentina.


O Boteco 1 prepara um churrasco para receber a equipe Brasil 1 no RioAs reuniões começaram a acontecer no Rio, na primeira éramos apenas cinco. Na semana seguinte, oito. Até que, durante a passagem da VOR pelo Rio, grande parte das pessoas que freqüentavam o blog do Brasil 1, de vários cantos do País, se mobilizaram para o evento. A chegada dos veleiros aconteceu na madrugada de sexta para sábado e, na terça seguinte e com a participação de quase toda a equipe (tripulação e time de terra), mais de trinta Botequeiros se encontraram para o primeiro churrasco do Boteco 1: Rio, São Paulo, Minas, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de Portugal e Noruega por telefone.


No dia da regata local, na Baía de Guanabara, cerca de 60 integrantes do grupo – incluindo dois dinamarqueses que moram em Portugal e vieram ao Rio especialmente para o encontro - se espalharam pelo Rio e Niterói, do Pão de Açúcar à Fortaleza de Santa Cruz, além de lanchas e veleiros ao redor da raia, para assistir a prova. O encontro, logo depois da regata, foi na Marina da Glória. Na largada dos veleiros rumo a Baltimore, uma escuna com 50 Botequeiros (e outros divididos em outras embarcações) acompanhou os VO70 enquanto foi possível.


                        O Brasil 1 vestiu a camisa do Boteco; nas fotos, Torben, Marcelão e Bochecha


A partir dos quase 30 dias de evento no Rio, as relações se fortaleceram e a convivência de todos no blog do Brasil 1 continuava. Além do Rio, outros encontros aconteceram entre os Botequeiros do Guarujá, ABC paulista e Santa Catarina.


O Boteco 1 em Portugal, Baltimore e Nova Iorque (EUA) e na SuéciaAlém disso, o Brasil 1 foi recebido sempre por um integrante local, com a bandeira do Boteco 1, em cada porto que chegava até o fim da VOR: Baltimore, Nova Iorque, Portsmouth, Roterdã e Gotemburgo, onde a bandeira que fez a viagem a partir do Rio foi entregue à equipe.

Com o fim da Volvo e o encerramento do blog do Brasil 1, o nascimento do site Boteco 1 era o caminho natural para manter o grupo unido. A estréia aconteceu no dia 1º de julho e a primeira notícia veiculada foi de que Izabel Pimentel, a nossa Bel, Botequeira de primeira hora, se preparava para se transformar na primeira brasileira a cruzar o Atlântico em velejada solo.

O Boteco 1 no Mato Grosso, ABC paulista e Rio Grande do SulNo início, tínhamos apenas notícias, o Blotequim (blog) e alguns links. Mesmo assim, no primeiro mês de vida do Boteco1.com houve mais de 10.000 acessos. Hoje, já temos nossas Cachacinhas (dicas de cultura) e os Classificados, além das Regras da Casa, nosso estatuto informal. No dia 19 de agosto inauguramos nosso Fórum, mais um espaço para discutir a evolução do esporte em terras tupiniquins e partipação brasileira nas principais competições. Em breve estaremos estreando a galeria de fotos, o Papo de Balcão (chat) e muitas outras áreas. Nosso objetivo é divulgar e apoiar os esportes náuticos ambientalmente corretos (como surf, kitesurf, canoagem, rafting etc.), com destaque para a vela, nosso ponto de partida.

Mas o que é especial no Boteco 1 é a participação de todos na criação e desenvolvimento constante do site, com sugestões de novos itens e aprimoramento. É claro que existe uma equipe técnica, que construiu e alimenta o site, mas uma coisa é clara para todos os Botequeiros: o Boteco 1 não tem dono e não fecha as portas para ninguém, porque sem a participação de todos, nós não estaríamos aqui.


Sejam bem vindos!!!



Equipe Técnica

TI: Armando Faria e Ronaldo Marinho
Design: Giorgio Seixas
Conteúdo: Gustavo Sirelli

Fotos: Arquivo Boteco 1
 
 



 

   

free counters
 
Nós temos 60 visitantes online